Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Nasci no Rio de Janeiro e apesar dos problemas, amo essa minha cidade. Nos últimos anos tenho me dedicado a fotografar por aí. Sou alguém de sorte e de muitos amores. Não sei dizer se sou feliz hoje. Isso é algo que a gente só tem certeza quando o tempo passa, quando a poeira baixa, por isso que afirmo que estava bem feliz ontem. Minha inquietação ainda vai me levar a lugares onde nunca sonhei estar. Pode apostar...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Eu fui!











É lógico que subi na Olympiaturm. É fácil saber pelo post anterior. Outra hora volto para falar mais dessa torre linda e mostrar alguns clicks feitos de lá!




Bjs!

Parque Olímpico






















Alô gente do bem!
Não é segredo para ninguém que adoro viajar, mas visitar qualquer cidade que já tenha recebido uma olimpíada é sempre bem emocionante.
Já estive em algumas delas, mas em Munique há muita coisa especial.
A vila olímpica está em excelentes condições. Serve à comunidade e até hoje é possível observar o espírito olímpico em todos os lugares.
Observa-se também a imensa frustração e horror causados pelo fanatismo.
A Olimpíada de Munique foi marcada pela tragédia. Terroristas palestinos invadiram a Vila Olímpica e mantiveram a delegação israelense como refém. Depois de horas de negociação o desfecho terrível: todos os 11 reféns mortos. Cogitou-se suspender os Jogos Olímpicos, mas o show tinha que continuar, e continuou.
Os alemães aprenderam muito com a tragédia. Hoje a polícia tem outra visão de como lidar com essas situações. Uma pena que tenha sido assim.
Muita coisa boa também veio desta Olimpíada. Muitos records, a volta do handball aos jogos, o primeiro mascote olímpico (o cachorrinho linguiça Waldi).
Foi a primeira vez que os Jogos Olímpicos foram transmitidos ao vivo para o Brasil.
Isso foi muito legal. Eu me lembro muito vagamente, mas não compreendia qualquer idéia sobre os jogos e muito menos sobre terrorismo . Eu tinha 6 anos e em 1972 as criaças eram mais “crianças”. Rsss...

Praça Coubertin (Coubertinplatz)


Pierre de Coubertin
Origem: Wikipédia

Pierre de Frédy,
Barão de Coubertin.Pierre de Frédy (Paris, 1 de Janeiro de 1863 — Genebra, 2 de Setembro de 1937), mais conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Nascido na capital francesa em uma família aristocrática, Pierre de Coubertin foi inspirado pelas suas visitas a colégios ingleses e estadunidenses, propondo-se a melhorar os sistemas de educação. Nas melhorias que visionava estava incluída a promoção da educação para o desporto, que ele acreditava ser uma parte importante do desenvolvimento pessoal dos jovens.

Ele era descendente de Fernando III de Castela.

A certo ponto, após ter idealizado uma competição internacional para promover o atletismo e tirando partido de um crescente interesse internacional nos Jogos Olímpicos da antiguidade, alimentado por descobertas arqueológicas nas ruínas de Olímpia, o barão de Coubertin concebeu um plano para fazer reviver os Jogos Olímpicos.

Para publicitar os seus planos, organizou um congresso internacional em 23 de Junho de 1894 na Sorbonne em Paris. Aí propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. Este congresso levou à constituição do Comité Olímpico Internacional, do qual o barão de Coubertin seria secretário geral. Foi também decidido que os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna teriam lugar em Atenas, na Grécia e que a partir daí, tal como na antiguidade, seriam realizados a cada quatro anos (uma Olimpíada). Dois anos depois realizaram-se os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, que foram um sucesso.

Após os Jogos de 1896, Demetrius Vikelas abandonou o posto de presidente do COI e Pierre de Coubertin tomou o seu lugar na frente da organização. Apesar do sucesso dos primeiros jogos, o Movimento Olímpico enfrentaria tempos difíceis, com os Jogos Olímpicos de 1900 e de 1904 a serem completamente obscurecidos pelas exposições mundiais em que foram integrados, e passando completamente despercebidos.

A situação melhorou com a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1906 que, utilizando o pretexto de comemorar os 10 anos da primeira edição, serviram para limpar a imagem e promover os Jogos como um evento internacional por excelência. A partir de então os Jogos Olímpicos continuariam a ganhar audiência, tornando-se o mais importante evento desportivo mundial. Pierre de Coubertin abandonou a presidência do COI após os Jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizados em Paris, a sua cidade natal, e com um sucesso muito maior que a anterior edição de 1900. Foi sucedido no cargo por Henri de Baillet-Latour.

Coubertin manteve-se como Presidente Honorário do COI até à sua morte em 1937 em Genebra na Suíça. Foi enterrado em Lausanne (local da sede do COI) mas o seu coração seria sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia
Powered By Blogger

Seguidores

Arquivo do blog